De PET Economia UFF / Escrito por Pedro Torres
O filme “Você Não Estava Aqui”, dirigido pelo cineasta Ken Loach, discute como a precarização das relações de trabalho, caracterizado pela flexibilização de direitos sociais e pela noção liberal de “empreendedor de si mesmo”, contribui inexoravelmente para ampliação das desigualdades sociais e desestruturação dos laços afetivos das famílias de baixa renda.
A história aborda a vida de Ricky que, após perder o emprego com a crise econômica de 2008, trava uma árdua batalha para manter o sustento de sua família e pagar as dívidas que se acumulam. Ricky, seduzido pela promessa de tornar-se o próprio chefe, decide virar “colaborador” de uma empresa de entrega de pacotes. Desta forma, Ricky não precisará mais bater cartão, porém sempre “estará a disposição”. Será livre para decidir entre alugar uma van da empresa ou comprar a sua própria. No entanto, todos os riscos da atividade, bem como seus custos, serão por sua própria conta.
“Você Não Estava Aqui” não é apenas um filme, é uma denúncia desta forma de organização do trabalho disseminado pelo “capitalismo de plataforma”, que se utiliza da tecnologia de informação para contratar trabalhadores como se fossem autônomos e submetê-los a condições degradantes de trabalho, bem como jornadas extenuantes