Nesta edição:

Giro de Notícias
Coluna PET
Dicas Culturais

Giro de Notícias

Falecimento de Pepe Mujica

Imagem por Ricardo Stuckert

Faleceu neste dia 12 de maio, aos 89 anos de idade, o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Seu país decretou luto oficial de 3 dias, e o velório do ativista que serviu de inspiração para toda uma geração reuniu militantes e líderes de diversos países.

Defensor da adoção de políticas progressistas, o uruguaio, ao assumir a presidência do país, reduziu a pobreza de 18,5% para 9,7%, fazendo com que o Uruguai historicamente atingisse os seus menores patamares de pobreza. A respeito do crescimento econômico anual médio, durante o seu governo, os  indicadores foram de 5,4% ao ano. 

Leia mais em:
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/13/morre-pepe-mujica-ex-presidente-do-uruguai.htm

“O Agente Secreto” é premiado no Festival de Cannes

Imagem por Soraya Ursine

O filme nacional “O Agente Secreto” foi premiado na 78ª edição do Festival de Cannes. O ator Wagner Moura recebeu o prêmio de Melhor Ator por sua atuação como protagonista, enquanto Kleber Mendonça Filho venceu na categoria de Melhor Direção.

Leia mais em:

https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2025/05/25/o-agente-secreto-no-oscar-entenda-impacto-dos-premios-de-wagner-moura-e-kleber-mendonca-em-cannes.ghtml

Eleições no Canadá

Imagem por Dave Chan / AFP

No dia 28 de Abril de 2025, eleitores canadenses foram às urnas para votar nos membros do parlamento. O partido com maior número de cadeiras, indicaria seu líder partidário como Primeiro Ministro do país. A trajetória da eleição possui um roteiro digno de filme: o cenário de constante enfraquecimento político do Partido Liberal, devido a medidas no governo de Justin Trudeau, apresentou uma reviravolta impressionante atrelada às políticas de taxação do governo Trump. 

Dois meses antes das eleições, pela primeira vez em 10 anos consecutivos, as pesquisas apontavam para a vitória – com folga – do candidato Conservador, Pierre Poilievre. O resultado foi a renúncia de Trudeau e a execução atípica de uma nova eleição. 

A figura técnica e eficiente do candidato do partido liberal, Mark Carney, somado ao discurso político adversário alinhado a Donald Trump fez com que a surpreendente vitória do Partido Liberal se tornasse realidade. Mark Carney é então eleito o próximo 1º Ministro do Canadá, sem maioria absoluta dentro do parlamento.

Leia mais em:

https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/partido-liberal-garante-quarto-mandato-consecutivo-nas-eleicoes-no-canada/

80 anos do fim da segunda guerra mundial

Em 2025, é celebrado os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, maior embate militar do século passado. A data marca a rendição da Alemanha Nazista em 8 de maio de 1945, embora o conflito só tenha se encerrado oficialmente meses depois, com a capitulação do Japão em 2 de setembro. Autoridades compareceram às celebrações em vários países, inclusive no Brasil. Ademais, em 2025 comemora-se o 80° aniversário de libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau.

Leia mais em:

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/05/08/dia-da-vitoria-nos-80-anos-do-fim-da-2a-guerra-ex-combatentes-sao-homenageados-no-rio.ghtml

Copom prossegue com elevação da Selic

Imagem por Marcello Casal Jr / Agência Brasil

A Selic foi elevada de 14,25% para 14,75% ao ano, citando como objetivo a convergência da inflação à meta. O Comitê de Política Monetária (Copom) deliberou de forma unânime. Dentre os motivos, o comitê cita a incerteza da política exterior e as pressões inflacionárias decorrente do mercado de trabalho mais aquecido e a desancoragem da inflação (expectativa de inflação muito acima da meta).

A meta de inflação definida pelo Banco Central foi 3,0% a.a com intervalo de tolerância de 1,5 p.p, sendo o limite superior 4,5%.  A inflação acumulada de 1,47% até Abril deste ano e o patamar já elevado da taxa SELIC, o mercado projeta manutenção da taxa até o final do ano. 

Leia mais em: 

www.bcb.gov.br/publicacoes/atascopom

Índia e Paquistão: Uma nova escalada

Índia e Paquistão, dois países que são vizinhos na Ásia, estiveram em alta nas notícias do final do mês passado e início deste mês devido ao conflito armado que se deu por conta de uma região que é foco de disputa desde a época colonial: a Caxemira. 

A região, que novamente se tornou o foco desse conflito — após o assassinato de mais de 30 turistas indianos por parte das forças armadas da Caxemira —, é disputada desde que a Índia conseguiu a independência da Inglaterra, liderada por Mahatma Gandhi. Quando os britânicos deixaram a ocupação do território indiano decidiram dividir o território da Caxemira em duas partes: uma para o Paquistão, que é de maioria muçulmana, e outra, de maioria hindu, que fica localizada na Índia. 

Os conflitos na região existem desde 1947 e cada vez mais tem se intensificado. Uma preocupação de escala global é o fato de ambas as nações possuírem arsenal nuclear, um agravante que gera uma tensão diplomática não só na região como no mundo inteiro. 

Alguns fatores que podem ser destacados sobre esse conflito é o fato de que juridicamente a capital da Índia, Nova Délhi, reivindica a região como seu território devido ao tratado assinado com os britânicos durante a independência em que lhe confere a autonomia da região ao país. Por outro lado, o Paquistão reivindica a região por alegar que a maioria que ali habita é muçulmana, afirmando que há uma ligação mais forte étnica e culturalmente na região. Entretanto, o ponto chave para o entendimento dessa disputa é a questão da água, por se tratar de uma região “mais seca” atravessada pelo rio Hindu, a água é um grande foco em questão do conflito. 

No dia 10/05, os dois países, com a intervenção de um acordo Norte Americano, conseguiram chegar a um cessar fogo, mas, no entanto, especialistas apontam que essa solução é frágil e não põe uma certa firmeza no fim dos conflitos armados na região para o futuro.

Leia mais em:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2025-05/caxemira-entenda-guerra-entre-paquistao-e-india-que-assustou-o-mundo

PET disponibiliza gravações do curso sobre Teoria Marxista da Dependência

Fotografia realizada após a terceira aula do curso

O PET Economia UFF, em parceria com Grupo de Trabalho de Teoria Marxista da Dependência da Sociedade Brasileira de Economia Política (GT-TMD-SEP), realizou, entre os meses de abril e maio, o Curso de Introdução à Teoria Marxista da Dependência. O evento contou com cinco aulas que abordaram seus principais teóricos, desenvolvimento histórico e algumas das categorias mais importantes dessa escola de pensamento. 

Todas as aulas já estão disponibilizadas no canal do PET Economia no YouTube. Você pode se inscrever no canal e acessar a lista de reprodução do curso através do link abaixo:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLDfv_573IgBK2qKoCdeDbNDmkbNc_vV3e

Petianos têm trabalho aprovado em dois eventos acadêmicos

Os petianos Lucas Crispin, Monique Lopes e Thomas Vidal tiveram o trabalho ‘A privatização do saneamento e o capital fictício nas economias dependentes: o caso brasileiro’ aprovado no Encontro Nacional de Economia Política e no Colóquio Internacional Marx e o Marxismo. Leia o trabalho na íntegra no link a seguir:

https://niepmarx.blog.br/MM/MM2025/AnaisMM2025/T29.pdf

Papa Leão XIV é anunciado

A Igreja Católica anunciou no início deste mês a escolha de seu novo líder, trazendo uma nacionalidade inédita. Robert Prevost se torna o primeiro papa estadunidense, tendo atuado vários anos como bispo de Chiclayo, no Peru. O nome escolhido por ele será de Leão XIV.

Leia mais em:

https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2025/05/08/quem-e-francis-prevost-novo-papa.htm

Israel expõe seus planos para o território de Gaza

Imagem por Ammar Awad / Reuters

Ignorando os clamores da comunidade internacional por um cessar fogo imediato, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que Israel prosseguirá com seu plano de genocídio no território palestino. Segundo Netanyahu, “não haverá uma situação em que paremos a guerra”. A declaração ocorre dias após o ministro das finanças, Bezalel Smotrich, afirmar que Gaza será destruída e que os civis palestinos serão retirados de suas terras em direção a outros países.

Ao todo, 53 mil pessoas já foram vítimas dos ataques em Gaza, como 9 dos 10 filhos da médica palestina Alaa al-Najjar, assassinados em sua própria residência por um bombardeio israelense na sexta-feira (23/05).

Leia mais em:

https://www.metropoles.com/mundo/netanyahu-afirma-que-israel-avancara-sobre-gaza-para-subjugar-hamas

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/gaza-sera-totalmente-destruida-diz-ministro-de-nethanyahu/

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/bombardeio-em-gaza-atinge-casa-de-medica-e-mata-nove-de-seus-10-filhos/

Falecimento de Sebastião Salgado

Imagem por Joel Saget / AFP

O Brasil e o mundo se despediram, no dia 23 de maio, do consagrado fotógrafo mineiro Sebastião Salgado, aos 81 anos de idade. Embora tenha se formado em Economia, encontrou sua paixão pela fotografia ainda na década de 1970, sendo reconhecido internacionalmente por sua qualidade, sensibilidade e preocupação socioambiental.

Leia mais em:

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/brasil/morre-o-fotografo-brasileiro-sebastiao-salgado-aos-81-anos/

O espetáculo de Lady Gaga em Copacabana: um marco cultural e econômico para o Rio

No sábado, 3 de maio de 2025, o Rio de Janeiro entrou para a história com o megashow gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana. O evento reuniu 2,1 milhões de pessoas, consolidando-se como o maior público da carreira da artista e um dos maiores já registrados na orla carioca. A apresentação teve forte apelo simbólico: marcou o retorno de Gaga à cidade após 13 anos, emocionou com discurso lido em português e foi celebrada especialmente pela comunidade LGBTQIAPN+, da qual a artista é ícone global.

Mas para além do espetáculo cultural, o evento levantou um debate legítimo sobre o papel do poder público em financiar grandes eventos. A estimativa da Prefeitura do Rio, por meio de estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Riotur, é que o show injetou mais de R$ 600 milhões na economia carioca. Impactando setores como hotelaria, gastronomia, transporte, comércio e serviços. A rede hoteleira da zona sul atingiu 96% de ocupação. Mais de 500 mil turistas chegaram à cidade entre os dias 1º e 3 de maio, número que superou em muito a projeção inicial de 240 mil. A Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Internacional Tom Jobim registraram operação extraordinária, com reforço na malha rodoviária e aumento de voos.

Leia mais em: https://peteconomia.uff.br/?p=1346

Coluna PET

Ensaio sobre a conceituação da arte e a sua função sob um prisma luckasiano

Por Sofia Akamine, integrante do PET Economia UFF e graduanda em ciências econômicas

A compreensão da realidade e dos seus desdobramentos exige, crucialmente, a escolha de um método, uma formalização da maneira em que ela será apreendida. Posto isso, Gyorgy Lukács, no entrave do debate metodológico, se afasta da mecanicidade do positivismo lógico, assim como do antirrealismo das proposições idealistas. Distante das predominantes correntes científicas do século XX, se debruça sobre o estudo ontológico, e não apenas epistemológico do conhecimento. Fundamental destacar a importância desse rompimento para compreender o estudo do gênero humano e da sociedade colocado ao longo das linhas de “Para uma ontologia do ser social”.

Ler mais em: Ensaio sobre a conceituação da arte e a sua função sob um prisma luckasiano | Programa de Educação Tutorial da Economia

Reforma do Setor Elétrico

Por Paulo Henrique Chignall, integrante do PET Economia UFF e graduando em ciências econômicas

Lula assina MP da reforma do setor elétrico: novas regras de isenção na conta de energia elétrica serão financiadas por encargo tarifário
Lula assinou nesta quarta-feira (21/05) a Medida Provisória nº 1.300/2025, que reformula pontos centrais do setor elétrico brasileiro e institui novas regras de isenção na conta de luz para famílias de baixa renda com consumo mensal de até 120 kWh. O benefício será destinado à inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) com renda per capita entre meio e um salário-mínimo, e o custo da medida será financiado por meio da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), resultando na criação de um novo encargo tarifário que será rateado entre os demais consumidores. A MP também altera critérios para autoprodução de energia, amplia o acesso ao mercado livre para unidades de baixa tensão e revisa dispositivos relacionados à subsídios e encargos setoriais. O texto já está em vigor, mas depende de aprovação do Congresso Nacional para se tornar Lei.

Leia mais em: Reforma do Setor Elétrico | Programa de Educação Tutorial da Economia

Dicas Culturais

Exposição Indominável Presenças (CCBB-RJ)

A exposição Indominável Presenças traz ao CCBB 114 obras de 16 artistas brasileiros, colocando em primeiro plano as perspectivas negras, indígenas e LGBTQIAPN+. A entrada é gratuita.

Saiba mais em:

Homem com H

O filme “Homem com H”, dirigido por Esmir Filho e protagonizado pelo ator Jesuíta Barbosa, conta a história do cantor brasileiro Ney Matogrosso e estreou neste mês de maio nos cinemas nacionais.

Leia mais em:

https://gshow.globo.com/cultura-pop/filmes/noticia/ney-matogrosso-celebra-homem-com-h-filme-que-conta-sua-historia-sem-nenhum-pudor.ghtml

Ir para o conteúdo